Campos do Jordao Lança seu Calendário Anual de Gastronimia 2004/2005
A estância climática de Campos do Jordão está deixando de ser um destino exclusivo da temporada de inverno. Localizada próxima aos grandes centros como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, hoje reúne todas as qualidades para receber turistas de lazer e de negócios durante as 4 estações do ano.
Campos do Jordão consolidou-se como a “ Griffe do Turismo Brasileiro”, devido às qualidades naturais, ao ar puro das montanhas, a boa infraestrutura hoteleira e a gastronomia que a cada ano cativa e conquista os paladares mais exigentes.
A ASSTUR – Campos do Jordão Associação da Hotelaria e Gastronomia, ciente do destaque nacional e internacional da cidade, promoveu em 2003 um Projeto Gastronômico, com eventos que aconteceram durante o decorrer do ano, com resultados muito positivos e assim sendo ficou motivada a dar definição ao Calendário Anual Gastronômico da Montanha, que está sendo lançado neste mês em Campos do Jordão.
Segundo o Vice-presidente de Assuntos para a Gastronomia, Paulo César da Costa, o objetivo é sedimentar a imagem de que se come muito bem em Campos e que isso pode ser feito o ano inteiro e não somente durante a temporada de inverno. "Estamos desenvolvendo uma gastronomia de raízes da montanha, para ser reconhecida internacionalmente e virar um selo de qualidade", complementa.
O Calendário Anual da Gastronomia da Montanha2004-2005 estará lançando os seguintes eventos:
Cozinha da Primavera da Montanha – de 17 de setembro/2004 a 06 de novembro/2004
Usar e abusar dos sabores, cores a aromas desta estação é a proposta do evento. Os pratos são mais coloridos, leves e os legumes e frutas especiais da montanha são especialmente utilizados pelos chefes dos restaurantes. Produtos frescos e combinaçoes bem sucedidas garentem sabores e resultados inusitados.
Natal da Montanha – Mesas e Receitas Natalinas- de 26 de novembro/2004 a 08 de janeiro/2005
Há um consenso de que Campos do Jordão é um cenário natural de Natal, afinal a cidade apresenta todos os requisitos para ser um local de grande atração nas festas de fim de ano.
Todos os restaurantes estarão com pratos de natal em seus cardápios e será desenvolvido um “Livro de Receitas Natalinas da Montanha”, feitas com receitas especiais dos chefes de cozinha de Campos do Jordão. Ainda as Doceiras da cidade ganham tortas e bolos deliciosos feitos com frutas silvestres, castanhas e nozes de Campos do Jordão.
Cozinha de Verão da Montanha– de 29 de janeiro de
Na cozinha de Verão de Campos do Jordão será desenvolvida uma gastronomia autêntica da montanha e a truta se destaca no cardápio, com a incorporação de ingredientes diferenciados.
O verão na montanha ganha dias lindos mas com temperatura amena, o que favorece a permanência das massas, caças e até fondues mais leves, lights e até gelados, nos cardápios dos restaurantes.
Festival do Pinhão da Montanha – de 23 de abril a 05 de junho de 2005
A araucária se desenvolve melhor acima dos
Roteiro Gastronômico de Inverno da Montanha– de 25 de junho de
Valorizando mais do que nunca a “culinária da terra”, os restaurantes apresentam um roteiro gastronômico seleto, saboroso e requintado durante o inverno.
Fondues, racletes, massas, caças, carnes, aves especiais ganham um tempero diferente a cada ano, com inovações bem elaboradas pelos chefes de Campos do Jordão.
Alvaro Otranto Chagas, Presidente da ASSTUR, informa que sempre estarão participando aproximadamente 30 melhores restaurantes da cidade, que desenvolverão criações especiais gastronômicas e ainda estão previstos workshops com a participação de importantes chefes de cozinha na programação dos eventos.
Os hotéis associados da ASSTUR estarão fazendo promoções especiais relacionadas a cada período e a cidade sempre ganhará uma decoração especial a cada evento, especialmente no Natal, que promoverá várias atrações culturais, a exemplo corais de música natalina e apresentações teatrais.
“Campos do Jordão há muitos anos vem se preparando para atingir um nível de profissionalismo cada vez maior em seus serviços, tanto de restaurantes quanto de hotéis e o Calendário Anual da Gastronomia da Montanha vem complementar a qualidade de receptivo que a cidade sempre se propõe a oferecer ao turista”, complementa Alvaro.