
Dmitri Alexeyev piano (Rússia)
A rotina de Alexeyev o leva às principais salas de concertos do mundo, ora como solista das melhores orquestras, como as Filarmônicas de Berlim e Israel, Sinfônica de Chicago, a Orquestra da Filadélfia, Royal Concertgebouw de Amsterdã, as cinco orquestras de Londres, Orquestra de Paris, Sinfônica da Rádio Bávara de Munique; ora como camerista, ao lado de Mstislav Rostropovich, Lynn Harrell, Truls Mork, Yuri Bashmet, Joshua Bell e Barbara Hendricks. Trabalha com regentes como Ashkenazy, Boulez, Bychkov, Dorati, Gergiev, Giulini, Jansons, Muti, Rozhdestvensky, Salonen, Temirkanov, Daniele Gatti, Tilson Thomas e Klaus Tennstedt, para citar apenas alguns.
Gravou pela EMI, BMG, Virgin Classics, Hyperion e selos russos, concertos de Schumann, Grieg, Rachmaninov, Prokofiev, Schostakovich, Scriabin, Medtner e obras solo de Brahms, Schumann, Chopin e Liszt. Após lançar a integral dos Prelúdios de Rachmaninov pela Virgin Classics, recebeu o Prêmio Edison na Holanda e a Revista Musical da BBC declarou: "É um pianista ao mesmo tempo aristocrático, grandioso e confessadamente poético. Esse é um disco inspirador".
Nascido em Moscou, iniciou seus estudos de piano aos cinco anos. Foi aluno da Escola Central de Música de Moscou, e graduou-se na classe de Dmitri Bashkirov no Conservatório de Moscou. Recebeu as mais altas honras em 1969 na Competição Marguerite Long em Paris; em 1970 na Competição George Enescu em Bucareste e venceu com unanimidade o Concurso Internacional de Leeds na edição de 1975.
Dmitri Alexeyev está na programação das Séries Espaço Cultural BankBoston, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Brasília e Campos do Jordão dos Concertos BankBoston 2004.