A existência de um profissional especializado em vinhos deixou de ser prerrogativa apenas dos restaurantes mais caros. Ele tem se tornado uma figura popular, muitas vezes mais que o maître, sendo encontrado até mesmo em cantinas.
Nos últimos anos o perfil do sommelier mudou, e junto com ele os pratos e os restaurantes. Hoje, muitos clientes têm procurado mais esse especialista para pedir sua opinião e até aprender um pouco da arte dos vinhos.
Com o propósito de atender a esse crescente mercado, o Centro Universitário Senac - Campus Campos do Jordão oferece, de 8 de agosto a24 de outubro, o curso de extensão universitária Formação de Sommelier. O programa possibilita ao participante desenvolver as competências necessárias para atuar na área, aprendendo desde a história do vinho até a confecção de cartas da bebida.
Os tipos de uva, as composições físicas e químicas das frutas, as garrafas, rolhas, o vinho e suas propriedades medicinais, plantio e colheita, segredos e dicas, a combinação de vinhos e pratos, entre outras questões, fazem parte da programação. Além da teoria, as aulas também são acompanhadas de degustação de vinhos de diferentes países.
Para se inscrever, o aluno deve ser graduado ou estudante universitário, ou trabalhar na área. As aulas acontecem às segundas, terças e quartas-feiras, das 18h30 às 22h30.
Mais informações sobre o curso podem ser obtidas na unidade, pelo telefone (12) 3668-3001.
Conheça o perfil do sommelier
O sommelier é um profissional de hotelaria e bufê. Sua função é aconselhar a clientela na escolha de vinhos e outras bebidas, especialmente alcoólicas. Dependendo de suas responsabilidades e experiência, ele gerencia e compra tais produtos.
Tem participação ativa na organização, motivação e treinamento da equipe. Suas principais metas devem ser a satisfação do cliente e a preservação dos interesses do proprietário do empreendimento.
Antigamente, em muitas culturas o responsável por servir a bebida divina - o vinho - era alguém com uma aura mística. O especialista em vinhos tinha a capacidade de perceber sutilezas de fragrância e sabor que os outros não observavam. Isso o tornava, de certa forma, uma figura misteriosa e sobrenatural.
O termo sommelier origina-se do francês somme/sommier, em provençal saumarier, cujo significado era pessoa responsável pelos animais de carga que na Idade Média puxavam os carros usados para o transporte de comidas e bebidas. Com o tempo, o significado se estendeu ao criado que arrumava a mesa e servia.
A profissão de sommelier surgiu efetivamente no século XIX, com a inauguração dos grandes restaurantes e, posteriormente, dos grandes hotéis. Viveu uma fase de expansão até as décadas de 60 e 70, depois foi atingida pela crise econômica e hoje volta a ser uma atividade em evidência
Outras informações sobre a profissão podem ser encontradas no livro Sommelier, Profissão do Futuro - Técnicas para Formação Profissional / Association de la Sommellerie Internationale; tradução de Talita M. Rodrigues, Editora Senac Rio, 2003.