Na temporada de inverno em Campos do Jordão os efetivos das polícias Civil e Militar ganham visibilidade. Em cada rua da região central da cidade há pelo menos dois policiais fazendo o policiamento, além de ter sido criado um posto avançado da Polícia Civil na praça do Capivari.
O foco do policiamento é manter controlada a faixa de oito quilômetros que liga os bairros Abernéssia e Capivari. Para isso, há policiais a pé, de bicicleta, com motos, a cavalo e em viaturas.
"Ver a polícia na rua nos dá uma sensação de segurança. Isso é muito importante", diz a comerciante Solange Moraes, 34 anos, dona de lanchonetes no centro de Campos.
Para o comerciante Sérgio Passalacqua, 41 anos, que visita Campos há cinco anos na temporada com mulher e três filhos, o reforço na segurança dá confiança e tranquilidade aos turistas.
"Para onde a gente olha encontra sempre um policial que se mostra acessível e atencioso", conta a babá Célia Sokolowski, 23 anos, que veio a Campos a trabalho pelo segundo ano.
Gerente de um café no Capivari, Luis Marcos de Souza, 35 anos, considera fundamental a ação preventiva da polícia, o que tem evitado, segundo ele, práticas criminosas durante a temporada.