Com a concretização do projeto para a construção do Centro de Treinamento para Atletas de Alto Rendimento em Campos do Jordão, a cidade também poderá agregar um complexo para os treinamentos da equipe brasileira que disputa as Olimpíadas de Inverno.
A instalação de um Centro de Esportes de Inverno foi divulgada pelo prefeito de Campos do Jordão, João Paulo Ismael (PMDB), durante a cerimônia de assinatura do convênio com o Ministério dos Esportes para o centro de treinamento.
Segundo Ismael, a negociações com a CBDG (Confederação Brasileira de Desportos de Gelo) tem evoluído. A parceria consiste, inicialmente, de investimentos da iniciativa privada e a contrapartida do município, por meio da cessão de terreno e incentivos fiscais.
CONTATOS - "Temos mantido contatos com empresários italianos interessados em construir um Centro de Esportes de Inverno
O prefeito disse que a área havia sido doada para a Socesp (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo), mas será encaminhado à Câmara um projeto que permita a retrocessão do terreno.
O Centro de Esporte de Inverno já conta com projeto preliminar desenvolvido pela CBDG. No projeto, há previsão para a instalação de um heliponto, campo de hóquei, área para prática de snow board e pista para patinação artística, entre outras modalidades. A idéia é desenvolver o projeto como atração turística nacional.
O clima e a altitude de Campos são os pontos que favorecem a cidade para poder sediar o Centro. Para a construção das pistas de gelo seria utilizada tecnologia européia
"Nossa localização geográfica, topografia e condições climáticas nos habilitam para sermos o primeiro grande complexo esportivo do Brasil", disse Ismael.
O presidente da CBDG, Eric Leme W. Maleson, deverá participar de uma reunião em agosto com a prefeitura para discutir detalhes do projeto.
A iniciativa recebeu o apoio do ministro dos Esportes, Orlando da Silva Júnior, que tem como meta credenciar o Brasil para sediar as Olimpíadas de 2016.
"Temos o sonho olímpico de 2016. Por isso, queremos o melhor Jogos Pan-Americanos da história e precisamos de locais que representem os esforços do Brasil em prol do esporte."