As vésperas do início do Festival Internacional de Inverno, o Auditório Cláudio Santoro recebe, neste sábado, a peça teatral Rápidas e Brejeiras, encenada pelo grupo "Oi Nóis Aqui".
No espetáculo, dois personagens das crônicas de Arthur Azevedo são trazidos à vida pela imaginação do público. Com um humor fino e irreverente, saem das páginas dos jornais e invadem o palco, trazendo duas malas com seus estranhos figurinos, e assim representam os múltiplos personagens de Arthur, em uma homenagem amorosa ao teatro.
O cenário, com seus elementos revestidos em preto e estamparia de jornal, lembram constantemente ao espectador que as crônicas encenadas e os acontecimentos abordados, foram impressos e perpetuados nas páginas dos jornais da época.
Seu humorado conteúdo fornece uma idéia clara sobre importantes acontecimentos ocorridos entre 1906 e 1908 e as suas repercussões na consciência popular. A música traz à cena importantes compositores brasileiros deste período, com seus ritmos e melodias características: a modinha, o lundu, o maxixe e o tango brasileiro.
Os atores, com uma interpretação bem-humorada e quase farsista, dão o tom brejeiro ao espetáculo, tom este, típico das sátiras de Arthur Azevedo. No desenrolar dos quadros eles retiram as folhas de jornais dos painéis, apresentam as notícias e em seguida partem para a sua representação.
No final do espetáculo um grande cabide com as cores da bandeira nacional se faz presente no palco, e o público poderá refletir se é mera coincidência a semelhança entre certos temas atuais e os daquele período.
Inteira: R$ 5,00
Meia: R$ 2,50
(12) 3662-2334