
Todo ano, Expedito Camargo Freire será lembrado com uma série de eventos culturais na cidade em que viveu desde a década de 40 até o fim de sua vida.
No dia 13 de junho, Edmundo Ferreira da Rocha apresenta seu trabalho de três anos de pesquisa por materiais de Camargo Freire. Ex-aluno e amigo do artista, Edmundo mostra fotos de quadros e dedicatórias desenhadas em cadernos de alunos.
O historiador Edmundo diz que teve de viajar pelas cidades vizinhas e contatar muitas pessoas que tinham em sua casa obras do autor. "Algumas vezes conseguiu encontrá-las por sorte do acaso", afirma.
Edmundo Ferreira da Rocha possui ainda quase 9 mil fotos antigas, 85 crônicas e mais de 170 títulos com histórias de Campos do Jordão, que em breve será lançada em um site na internet.
Expedito Camargo Freire foi um dos grandes pintores brasileiros, que viveu durante 50 anos em Campos do Jordão. Chegou às montanhas para curar-se da tuberculose e teve seu reconhecimento nas artes pintando as belíssimas paisagens da serra. Com obras nos principais museus do mundo, inclusive no Louvre de Paris, Freire lecionou em escolas públicas da estância e fez parte da Academia de Letras de Campos do Jordão. Nascido em Campinas, Camargo Freire veio a falecer em maio de 1991.
Dia 09 de junho, 15h
Apresentação do Projeto Guri - Pólo Campos do Jordão - Espaço CulturaL "Dr. Além".
Dia 09 de junho, 19h
Missa em Ação de Graças - Igreja Nossa Senhora da Saúde - Vila Jaguaribe.
Dia 10 de junho, 19h
Dia 11 de junho, 10h, 15h e 19h
Apresentação da Escola Vanessa Ballet e Corpo de Baile Municipal - Espaço Cultural " Dr. Além".
Dia 12 de junho, 19h
Apresentação do Grupo de Teatro do Preventório Santa Clara - Espaço Cultural "Dr. Além".
Dia 13 de junho, 20h
Slide Show de Obras do Professor Camargo Freire, organizado por Edmundo Ferreira Rocha - Espaço Cultural "Dr. Além".