O papel da cachaça na história brasileira é bastante antiga e sua influência reflete em diversas áreas da cultura nacional.
Presente na música, no cinema, literatura e em outras artes, a cachaça é a segunda bebida alcoólica em consumo no Brasil e a terceira bebida destilada mais apreciada do mundo.
Este bem histórico e cultural brasileiro pode ainda ser envelhecido em quase 30 diferentes tipos de madeira. É o que explica Jairo Martins, professor que ministra o curso Cachaças e Madeiras: Inovação e Oportunidades no Senac de Campos do Jordão.
Fique por dentro de tudo o que acontece em Campos do Jordão e região no Portal NetCampos. Aproveite e entre agora no nosso Canal no WhatsApp ou no Grupo do WhatsApp exclusivo de avisos rápidos e receba as notícias em primeira mão. Não perca tempo, conecte-se já!.
Usando em sua maioria madeiras nacionais, a bebida passa por processo que permite adquirir cores, sabores e aromas diferenciados, criando ai um grande leque de opções para o envelhecimento e amadurecimento da bebida.
Entre as madeiras mais usadas no repouso da bebida estão a imburana, jequitibá, amendoim, bálsamo, ipê, freijó, eucalipto, castanheira, dentre outras.
A harmonização destas bebidas com diferentes tipos de alimentos tem valorizado ainda mais o consumo em restaurantes, que passam a oferecer cartas de cachaças. Praticando assim a cachaçogastronomia.
Com grande valorização no exterior a bebida está passando agora por um processo de reconhecimento nacional como bebida de qualidade.
De olho neste mercado o Senac em Campos do Jordão oferece este curso Cachaças e Madeiras, que acontece entre os dias 26 a 29 de agosto das 9h às 18h. O valor do curso é de R$ 1.250,00 (dividido em 3 parcelas).
O curso é interessante para quem trabalha com a bebida em diversos tipos de estabelecimentos, que incluem as área de diversão, hotelaria e alimentação. O treinamento envolve os recursos sensórias através de aulas práticas e teóricas. Além de estimular a visão de negócios que se abrem com a correta exploração da bebida.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3668-3001.
Fotos: Cristiano Tomaz