
A Temporada em Campos do Jordão tem início com a chegada do frio, que acontece durante o Outono, e seu ápice é percebido com a férias de inverno no mês de Julho.
Neste ano de 2016, a cidade registrou intenso movimento nos meios de hospedagem, restaurantes e em seus atrativos turísticos.
E para fazer um balanço da movimentação de turistas na cidade, a NetCampos foi conversar com representantes da associações empresariais e também da Secretaria Municipal de Turismo.
Fique por dentro de tudo o que acontece em Campos do Jordão e região no Portal NetCampos. Aproveite e entre agora no nosso Canal no WhatsApp ou no Grupo do WhatsApp exclusivo de avisos rápidos e receba as notícias em primeira mão. Não perca tempo, conecte-se já!.
Dados recentes - fornecidos pela Secretaria - apuram que nos meses de Maio, Junho e Julho cerca de 1,5 milhão de pessoas subiram a serra para curtir a cidade.
Assista no vídeo abaixo mais detalhes sobre este levantamento feito com os órgãos de turismo em Campos do Jordão.
Para a a Secretária Adjunta de Turismo de Campos do Jordão Glória Bravin, o movimento registrado em 2016 teve um crescimento em torno de 10% em relação ao ano passado.
Ela afirma que foi registrado aumento no público que pratica o turismo de um dia, e também houve aumento no turismo de permanência. O que se torna muito positivo neste período de crise que o Brasil enfrenta.
O dólar, que permaneceu alto no início do ano, e a queda nas temperaturas - com fotos de geada compartilhadas nas redes sociais - também contribuíram para este aumento, segundo Glória.
O Convention Bureau de Campos do Jordão e região registrou uma taxa de ocupação de 84% nos finais de semana e 65% durante a semana. A associação conta com 60 empreendimentos de hospedagem, que somam quase 5 mil leitos. Segundo informações da Gestora Executiva Roselaine Dantas.
O Presidente do Convention Bureau Carlos Fernandes imaginou que seria uma temporada difícil em Campos do Jordão. Porém a associação registrou aumento de ocupação em torno de 7% a 8%. Para isso as empresas mantiveram os valores das tarifas de hospedagem.
O grupo Central de Pousadas também informou que houve um aumento acima da expectativa, que ficou em torno de 10%. Com quase 40 empresas de hospedagem, o Presidente da Associação Guilherme Centofante afirmou que durante os meses de Junho e Julho as pessoas fazem questão de estar em Campos do Jordão.
O setor de restaurantes foi consultado através do grupo Cozinha da Montanha. Para o Presidente Nelson Gonçalves, as empresas mantiveram uma média no número de atendimento, que recebeu diferentes públicos. E contou com ajuste nos valores dos cardápios.
Para o segundo semestre, os restaurantes terão eventos especiais onde temas ligados a cerveja artesanal, jazz e vinho e frutas vermelhas irão atrair o público.
Também consultamos a Associação de Turismo ASSTUR. Para o Presidente Luiz Pedro Nathan, a ocupação nos hotéis foi superior aos anos anteriores. E para manter esta taxa de ocupação, as empresas associadas tiveram que manter os valores das tarifas do ano anterior. Segundo Nathan, o cenário financeiro nacional fez com que o turismo interno fosse mais procurado do que as viagens para fora do Brasil.
A Secretaria de Turismo tem uma expectativa muito positiva para o segundo semestre em Campos do Jordão, pois vários eventos estão programados para este período.
Em Agosto Campos do Jordão recebe evento de dança. Setembro um festival de Jazz e Blues será atração na cidade. No mês de Outubro Campos recebe Beer Fest: Festival da Cerveja. E em novembro a Semana Literária é atração na serra. Já no mês de Dezembro acontece Natal em Campos do Jordão com Festival de Corais e outras atrações.
Para ficar por dentro do que acontece em Campos do Jordão acesse a Agenda de Eventos NetCampos.
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]