
Em todo mundo, o principal produto do Turismo é a natureza. A prática da atividade de forma sustentável não deve partir apenas de quem cria e vende atrativos e roteiros. O turista também é peça fundamental para contribuir com a preservação do meio ambiente.
No Dia Mundial da Água celebrado hoje, 22 de março, que tal aprender a preservar esse recurso indispensável para a vida durante suas viagens? Então, preste atenção nas cinco dicas que vão te fazer economizar água desde a escolha da hospedagem até durante as atividades e passeios.
1- Prefira hotéis comprometidos com o meio ambiente
Existem inúmeras hospedagens que adotam práticas de sustentabilidade, entre elas, captar água de chuva para o uso em vasos sanitários ou irrigação dos jardins, por exemplo.
Fique por dentro de tudo o que acontece em Campos do Jordão e região no Portal NetCampos. Aproveite e entre agora no nosso Canal no WhatsApp ou no Grupo do WhatsApp exclusivo de avisos rápidos e receba as notícias em primeira mão. Não perca tempo, conecte-se já!.
2- Evite pedir a troca diária do enxoval
Quando a estadia é pequena, em torno de duas ou três noites, é ecologicamente correto não pedir a troca dos lençóis e fronhas do quarto, incluindo as toalhas de banho. Assim, você contribui para a economia de água.
3- Reduza o tempo do banho
Essa dica a gente aprende ainda na infância e fica ainda mais necessária quando a viagem é para destinos que enfrentam escassez de água. Afinal, a cada 10 minutos no chuveiro, 120 litros vão pelo ralo. Além de reduzir o tempo, feche o registro enquanto se ensaboa.
4- Faça passeios com baixo impacto ambiental
Escolha sempre atividades ecologicamente corretas, como caminhadas e trilhas na natureza, entre outras experiências que respeitem o meio ambiente.
5- Escolha hotéis com lavanderias ecológicas
Durante as viagens, principalmente as mais longas, é comum acumular roupa suja. Neste caso, escolha hotéis que usam na lavanderia produtos biodegradáveis ou possuam tecnologia que reduz o consumo de água e energia na higienização do enxoval e das roupas dos hóspedes.
São práticas simples e que devem ser consideradas na hora em que você for planejar o seu próximo destino. Faça a sua parte e contribua para um turismo mais responsável. Afinal, a água é um recurso natural e finito e que vai faltar se a gente não cuidar!