
O aparecimento de casos de febre amarela no estado de São Paulo tem preocupado as autoridades. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, desde o início do ano 32 pessoas contraíram a doença, com 20 mortes confirmadas, sendo uma delas em São José dos Campos. A maior parte dos infectados mora na região de Campinas, onde 24 casos já foram detectados.
A febre amarela é uma doença viral transmitida por diversos mosquitos e que afeta o fígado. Nas cidades, um dos vetores é o Aedes Aegypti, o mesmo que transmite a dengue. Os casos mais graves podem provocar hepatite fulminante, daí a importância das campanhas de vacinação reforçadas em todo o estado de São Paulo.
Em Campos do Jordão, cidade turística na região da Serra da Mantiqueira, o imunizante está disponível para crianças a partir de 9 meses de vida. Idosos acima de 60 anos devem consultar um médico antes de receber a vacina. Quem pretende viajar para as regiões onde o vírus está em circulação também precisa se proteger contra a febre amarela. A vacina é segura, eficaz e indispensável para garantir a sua saúde.
Fique por dentro de tudo o que acontece em Campos do Jordão e região no Portal NetCampos. Aproveite e entre agora no nosso Canal no WhatsApp ou no Grupo do WhatsApp exclusivo de avisos rápidos e receba as notícias em primeira mão. Não perca tempo, conecte-se já!.
Macacos são aliados da prevenção
Ao contrário do que muitos pensam, os macacos não transmitem a febre amarela. Na verdade, os primatas são vítimas do mosquito Haemagogus, o vetor da doença na forma silvestre. Quando infectados, tornam-se verdadeiros sentinelas naturais porque ajudam as autoridades de saúde a identificar o local de circulação do vírus, o que agiliza as medidas de prevenção.

A Comissão Pró Primatas Paulista (CPPP) monitora a doença nos animais. “Os macacos são essenciais para a vigilância da febre amarela, pois indicam a circulação do vírus antes que ele atinja os humanos. Eles não transmitem a doença, que é propagada exclusivamente por mosquitos”, explica Paloma Arakaki, coordenadora do CPPP.
Na região da Mantiqueira, houve a morte de um primata na cidade de Sapucaí-mirim. Caso você encontre um macaco morto ou aparentemente doente, mantenha distância e ligue o mais rápido possível para a Vigilância Epidemiológica. Em Campos do Jordão, o telefone é 12 3662-6050.