
A Estrada de Ferro Campos do Jordão, que vive uma fase de total abandono, deverá ser recuperada e modernizada pela iniciativa privada. A promessa foi feita pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, durante encontro com o prefeito de Campos do Jordão, Carlos Eduardo (Cae). A concessão pública da ferrovia foi confirmada na reunião como alternativa para impulsionar o turismo na região da Mantiqueira Paulista.
Segundo o governador, o processo de reativação da EFCJ será feito em duas etapas, a primeira entre Campos do Jordão e Santo Antônio do Pinhal, retomando a viagem turística entre os dois municípios. O trecho possui 19 km de extensão. A recuperação dos trilhos até Pindamonhangaba está prevista na segunda etapa da revitalização, totalizando 47 km. “Esse é um momento muito importante para Campos do Jordão e para todos que reconhecem o valor histórico e cultural da nossa Estrada de Ferro. Essa parceria com o Governo do Estado representa um avanço significativo para o turismo e a preservação do nosso patrimônio”, comemorou Carlos Eduardo (Cae).
Ferrovia está sucateada
A notícia da concessão pública da Estrada de Ferro Campos do Jordão já havia sido confirmada no início de março pela prefeitura de Pindamonhangaba, após reunião entre o prefeito, Ricardo Piorino, e o Secretário de Parceria e Investimentos de São Paulo, Rafael Benini. Leia a matéria aqui.
Fique por dentro de tudo o que acontece em Campos do Jordão e região no Portal NetCampos. Aproveite e entre agora no nosso Canal no WhatsApp ou no Grupo do WhatsApp exclusivo de avisos rápidos e receba as notícias em primeira mão. Não perca tempo, conecte-se já!.
Há mais de um mês a ferrovia está totalmente inoperante. O tradicional passeio de bondinho pela área urbana de Campos do Jordão parou de ser realizado após constantes furtos de cabos de energia. No trecho de serra, os trilhos estão tomados pelo mato e a antiga vila ferroviária, outro patrimônio histórico, está em ruínas. A esperança é que a concessão pública coloque um ponto final no total sucateamento da Estrada de Ferro Campos do Jordão.