
Começou a temporada das baleias-jubarte, que todos os anos durante o inverno migram da Antártica para o Brasil em busca de águas mais quentes para reprodução. O Litoral Norte é um dos locais preferidos pois oferece o ambiente adequado para o acasalamento e nascimento dos filhotes.
As estrelas da temporada
A baleia-jubarte adora se exibir com saltos espetaculares, um show da natureza que quase foi extinto pela caça, mas a espécie conseguiu sobreviver e hoje se tornou a estrela da temporada. Além do Litoral Norte, as baleias-jubarte também são vistas em Abrolhos, entre o sul da Bahia e o norte do Espírito Santo.
A baleia-franca é outra espécie que viaja cerca de 4.500 quilômetros para se reproduzir no Brasil. Elas costumam se aproximar da costa para amamentar os filhotes, permitindo a observação. As francas são muito dóceis, gostam de águas mais rasas e podem ser vistas até mesmo da praia. Elas aparecem entre julho e novembro, principalmente no litoral de Santa Catarina.
Fique por dentro de tudo o que acontece em Campos do Jordão e região no Portal NetCampos. Aproveite e entre agora no nosso Canal no WhatsApp ou no Grupo do WhatsApp exclusivo de avisos rápidos e receba as notícias em primeira mão. Não perca tempo, conecte-se já!.
Os pilares da preservação
A viagem, vital para as baleias, atrai milhares de turistas impulsionando a economia do Litoral Norte de São Paulo no período de baixa temporada. Por essa razão, a prática do turismo deve ser responsável para garantir a sobrevivência da espécie e, ao mesmo tempo, promover o desenvolvimento de forma sustentável. Confira as recomendações para uma observação segura para o turista e também para as baleias.
- Escolha operadoras certificadas: As empresas devem ter o selo de "Embarcação Responsável" do Projeto Baleia-jubarte ou reconhecidas por instituições ambientais;
- Informe-se antes do passeio: Procure entender o comportamento dos animais e as regras de avistamento;
- Mantenha a distância: A observação deve ser feita a 100 metros das baleias;
- Respeite o tempo: A observação é limitada a 30 minutos para não estressar as baleias;
- Silêncio: evite barulhos e não jogue alimento na água;
- Cuidado com filhotes: Ao avistar grupos com filhotes, jamais tente interpor a mão entre a mãe e sua cria.
Com informações Mtur