Foi anunciada nesta segunda feira a Programação para o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão 2006. O maior evento da música clássica na América Latina começa dia 8 de Julho e será apresentado em 7 locais diferentes. Terá como temas principais: Mozart, comemorando 250 anos de seu nascimento e a Música Russa.Aguarda-se um público de 70.000 pessoas para apreciar este evento de referência internacional.
Entre os conjuntos estrangeiros que se apresentam ao longo do mês de julho em Campos estão o Quarteto Borodin, o German Brass e o Quinteto de Sopros da Filarmônica de Berlim
A lista de professores inclui, além de brasileiros de peso, como Antonio Meneses, Renato Bandel, Alceu Reis, Elisa Fukuda, Pedro Gadelha, Alex Klein, Fábio Cury, Celina Szrvinsk, Jean-Louis Steuerman e Fernando Portari, músicos de instituições, como os conservatórios de Paris e Bruxelas, a orquestra do Scala de Milão, as filarmônicas de Berlim e Los Angeles ou a Sinfônica de Chicago. O compositor residente - que dá aulas e escreve uma nova peça a ser interpretada pela Orquestra Acadêmica do Festival, formada por alunos - será Edino Krieger. A ópera ,deste ano será Mozart e Salieri, do russo Rimsky-Korsakov, inédita no Brasil.
Além da Osesp, participam as sinfônicas municipais de São Paulo, Santo André e Campinas, a Banda Sinfônica e a Sinfônica Brasileira, que vai repetir o mesmo programa do primeiro concerto da carreira de Nelson Freire, há 50 anos.
"Não se trata apenas de uma academia para jovens músicos ou de uma bela temporada de concertos com grandes nomes. Os artistas, em Campos, são residentes. Tocam com os alunos, dão aulas, conversam com o público. É isso que faz do festival uma grande festa da música", disse o maestro Roberto Minczuk, diretor artístico do evento