O Ministro do Esporte, Orlando Silva de Jesus Junior, visitará Campos do Jordão amanhã para conhecer o projeto do Centro de Treinamento de Alto Rendimento, que será construído em parceria do ministério com as secretarias de Esporte e Planejamento da cidade.
Na ocasião, também será firmado um convênio com a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), que possibilitará a implantação de um curso de pós-graduação em Ciências do Esporte, na cidade, para o aperfeiçoamento dos profissionais de Educação Física e Fisioterapia que atuarão no centro de treinamento.
De acordo com o Secretário de Esporte de Campos, Turíbio Leite de Barros Neto, o centro de treinamento voltado para esportes olímpicos será o primeiro do gênero a ser implantado no Brasil.
"Já existem outros centros espalhados pelo país, mas cada um oferece treinamento de apenas uma única modalidade. O de Campos será o primeiro a atender várias modalidades olímpicas", afirmou.
Para o secretário, a visita do Ministro do Esporte será importante para aperfeiçoar o projeto.
"Vamos apresentar as propostas e ouvir sugestões. Além disso, queremos conquistar outras parcerias".
Barros Neto, que também é professor da Unifesp e irá coordenar o curso, disse que num primeiro momento a parceria com a universidade possibilitará apenas a capacitação dos professores que ficarão à disposição dos atletas.
FACULDADE- Porém, a expectativa da Prefeitura de Campos é conseguir que a Unifesp instale na cidade a primeira faculdade especializada em atender atletas, com o curso de Medicina da Atividade Física e do Esporte.
"Ainda é cedo para fazermos uma previsão de quando a faculdade poderá ser instalada, mas acreditamos que dentro de um ano e meio o projeto se concretizará", disse Barros Neto.
Já existem outros centros espalhados pelo país, mas cada um oferece treinamento de apenas uma única modalidade. O de Campos será o primeiro a atender várias modalidades olímpicas
Do Secretário de Esporte de Campos, Turíbio Leite de Barros Neto