Nosdias 14, 15 e 16 de setembro, 50 grandes pensadores do Brasil se encontram no Grande
Dessa vez, o pano de fundo dos debates serão os planos estratégicos já elaborados para o país pela sociedade civil e pelo governo. Foram selecionados e analisados 13 planos, por uma equipe de colaboradores, coordenada pelo professor José Eli da Veiga (FEA-USP). Essa equipe elaborou um mapa que irá apontar quais são os consensos e os dissensos entre os planos.
A partir desse mapa de propostas para o Brasil, os participantes do encontro terão o desafio de apontar quais devem ser as prioridades, indicar formas de praticá-las e aprofundar a reflexão sobre a implementação.
O Instituto DNA Brasil promove eventos com o obejtivo de fomentar reflexões acerca de questões brasileiras estratégicas e estruturais.
Esses eventos têm como características principais a inovação, a diversidade dos seus participantes e o foco no fututo do país.
Destaques
O DNA Brasil 3 se iniciará com uma conversa com o professor Stephen Kanitz, antes do jantar de abertura na noite de quinta-feira, 14/09. O escritor e jornalista americano, Thomas Friedman, autor do livro "O Mundo é Plano", participa do bate-papo. Também estará presente como palestrante convidado especial, Philippe Bourguignon, ex-diretor geral do Fórum Econômico Mundial de Davos, que falará na noite de sexta-feira, 15.
Durante o evento o Instituto divulgará o Índice DNA Brasil, construído a partir de estudos do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP), da Unicamp, com a ajuda dos 50 participantes do evento
Este ano o evento terá também palestras curtas de convidados a falar sobre assuntos pertinentes ao tema do evento. Já estão confirmados:
Alexandre Kalache: O envelhecimento do Brasil e seus impactos no futuro do país;
Cláudio Weber Abramo: Relatos da corrupção no Brasil;
Rogério Cerqueira Leite: Pró-álcool como Programa de Desenvolvimento Nacional;