
Hoje, ter um corpo saudável para a maioria das pessoas é ter um corpo malhado, adepto de novas terapias, ferramentas estéticas e aparelhos de última geração, e adotar uma alimentação rica em nutrientes e sais minerais.
Por conta da revolução no mundo estético, há diversas maneiras para emagrecer. Mas, infelizmente, em razão de discursos equivocados de alguns profissionais da moda, os jovens esquecem valores e fazem de tudo para acompanhar essa tendência.
Com isso, o conceito de beleza, muitas vezes, vem antes da alimentação saudável. O cenário atual não é agradável, com determinados padrões de beleza instalados e ganhando cada vez mais seguidores. Mesmo com pouca idade, crianças adquirem distúrbios de comportamento alimentar, como anorexia e bulimia nervosa.
Dicas nutricionais
Para conquistar bem-estar e obter corpo perfeito e cabelo bonito, macio e com brilho, o segredo está na alimentação diária e não na falta dela.
A nutricionista Flávia La Villa, docente do Centro Universitário Senac - Campus Campos do Jordão, afirma que, para ter saúde, não é preciso fazer dieta radical, cortar alimentos gordurosos e compostos por carboidratos. "É necessária, sim, a orientação de um profissional da área, que montará um cardápio diversificado em que se possa comer da saladinha à feijoada", explica.
Segundo a nutricionista, a dieta pode ser balanceada e com uma variedade de cores nos alimentos, que deverão ser ricos em vitaminas e minerais. "Essa será a melhor maneira de alcançar seus objetivos, sem que haja necessidade de sacrifício para manter um corpo saudável", informa a docente.
A alimentação, para uma pessoa que não deseja ou não pode praticar atividades físicas, deve ser composta de frutas, legumes e verduras, além de proteínas, encontradas nas carnes, em grãos, leites, queijos e derivados, e carboidratos, consumidos nos pães, macarrão, algumas verduras e frutas. "Para o verão, a água de coco é uma aliada, porque contém minerais que ajudam na reposição hídrica", exemplifica.
Para ir à praia e aproveitar os últimos dias das férias de verão no litoral, ou mesmo carregar as energias e curtir o carnaval que está chegando, nada melhor do que equilibrar a vida e obter resistência física com uma alimentação leve.
Já aos workaholics, manter a disposição no trabalho pode ser um desafio. A nutricionista recomenda sucos de limão, laranja, melancia, vitaminas e coquetéis de frutas como uma boa opção para amenizar a sensação de cansaço e os problemas de digestão depois das refeições.