O tema incentiva a população a se comprometer com o meio ambiente em que vive
A conscientização ambiental é um dos assuntos mais discutidos na atualidade. Estudos comprovam que a separação e a reutilização de resíduos podem contribuir para reduzir materiais descartados nos aterros sanitários.
A pesquisa do Compromisso Empresarial para a Reciclagem (Cempre), divulgada em 2006, mostra que 327 prefeituras operam programas de coleta seletiva no país. O levantamento feito de dois em dois anos apresenta aumento de quase 100 municípios brasileiros que implantaram o projeto em sua comunidade.
Em Campos do Jordão, a prefeitura adotou o Programa Municipal de Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos Urbanos, desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente, em julho de 2006 e até fevereiro deste ano mais de 500 toneladas de lixo foram coletadas.
Palestras educativas estão sendo promovidas gratuitamente em várias escolas e faculdades da cidade. A proposta é informar sobre os benefícios que a coleta seletiva pode trazer ao meio ambiente. Por exemplo, como é possível reduzir a quantidade de lixo e aumentar a vida útil dos aterros sanitários a fim de preservar a natureza e melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Para incentivar a separação do lixo, o Centro Universitário Senac - Campus Campos do Jordão recebe, no dia 28 de março, o palestrante Celso Honorato da Silva Júnior, coordenador do Departamento de Recursos Sólidos e Recursos Hídricos da Secretaria de Meio Ambiente, que falará sobre Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos Urbanos.
De acordo com o coordenador, o programa busca estimular toda a população a pensar o lixo como um problema global. "Os estudantes são nossos aliados para multiplicar a consciência de separar o lixo e levar essa proposta para seu convívio familiar", contou Celso Honorato.
Aberta ao público, a palestra será realizada das 14 às 16 horas, no Centro Universitário Senac. Mais informações de como participar estão disponíveis na secretaria do campus pelo telefone (12) 3668-3001.