Campos do Jordão recebe neste sábado, dia 10 de novembro, o FAMTUR - Viagem de Familiarização -com a presença de 80 agentes de viagens dos estados de Minas Gerais e Paraná.
O FAMTUR é uma iniciativa do Ministério do Turismo e Braztoa (Associação Brasileira de Operadoras de Turismo), objetivando tornar conhecido o destino Campos do Jordão dentro do Projeto Viaja Mais - Melhor Idade.
Os visitantes vão conhecer os produtos turísticos formatados e os meios de hospedagens, nos quais ficarão hospedados em caráter de cortesia. No sábado está previsto um jantar onde será apresentado todo potencial atrativo de Campos do Jordão e do Circuito Mantiqueira, destino turístico em fase de formatação que tem o Convention e Visitors Bureau de Campos do Jordão como órgão gestor.
Na despedida serão entregues um kits com informações adicionais. "Com esta visita esperamos alavancar o projeto Viaja Mais - Melhor Idade em nosso destino. O programa, sem dúvida, é um grande gerador de empregos e receitas no turismo", afirmou o presidente do Campos do Jordão e Região Convention & Visitors Bureau, Hans Otto Taube
O Viaja Mais é considerado uma das vias de inclusão social, visada pela Presidência da República. A iniciativa foi criada para promover viagens para grupos dentro do Brasil, aproveitando a época de baixa temporada. "Existe baixa ocupação no turismo do Brasil o ano todo, principalmente nas chamadas épocas de baixa temporada, consideradas de março a maio e de agosto a novembro", enfatiza Hans.
Além dos preços mais acessíveis, o Viaja Mais proporciona destinos mais tranqüilos - e por isso garantia de melhor atendimento ao turista - e estimula a qualificação dos equipamentos e serviços turísticos, o ano todo. "Normalmente os juros giram em torno de 2,7% ao mês. Com este programa, não passarão de 1%", informou a coordenadora geral do Ministério do Turismo, Jurema Monteiro.
O programa que foi inaugurado em sua primeira fase com o Melhor Idade, voltado para idosos, no próximo ano deverá ser ampliado, conforme já divulgado pela Ministra do Turismo Marta Suplicy. Segundo ela nos períodos de março a junho e agosto a novembro do ano que vem, o Viaja Mais vai continuar, agregando também trabalhadores e estudantes, para conhecerem o país a preços mais baixos, em estações de menor procura.