Os admiradores das obras de arte poderão conferir mais uma atração que acontece em Campos do Jordão.
Entre os dias 9 de fevereiro e 28 de abril o Palácio Boa Vista recebe a exposição "Cusquenhos nas Coleções de Arte dos Palácios - Reflexões Sobre o Gosto nos Anos 1960 e 1970".
A exposição é apresentada pelo Acervo dos Palácios, órgão vinculado à Secretaria da Casa Civil, e exibirá peças como pinturas da escola cusquenha, esculturas, mobiliários, imagens sacras e objetos litúrgicos.
Fique por dentro de tudo o que acontece em Campos do Jordão e região no Portal NetCampos. Aproveite e entre agora no nosso Canal no WhatsApp ou no Grupo do WhatsApp exclusivo de avisos rápidos e receba as notícias em primeira mão. Não perca tempo, conecte-se já!.
Na década de 60 o governo paulista adquiriu 66 pinturas da escola cusquenha. As obras foram adquiridas para decorar os palácios Boa Vista e dos Bandeirantes, que tiveram suas suas inaugurações poucos anos depois.
As obras foram adquiridas sem conhecer a procedência, origem e o período de produção. E para levantar estas informações a curadoria do Acervo começou uma investigação, que contou com o apoio do Instituto de Física da Universidade de São Paulo.
Este processo também teve o trabalho da historiadora Aracy Amaral, consultora da mostra que acontece em Campos do Jordão.
Segundo a professora a denominação "cusquenhos" - telas do período barroco andino - pode ser utilizada tanto em obras da cidade de Cusco quanto de outras regiões do Peru, do Equador ou da Bolívia.
Conhecida como a representação mais viva do barroco mestiço do século XVI, a arte cusquenha é representada por temas do catolicismo associado aos temas incaicos seculares e populares. Difundida em toda a região andina, esta arte é considerada uma das mais importantes manifestações do trabalho de catequese realizado na colonização da América andina.
Endereço: Avenida Adhemar de Barros, 3.001 - Campos do Jordão
Mais informações
(12) 3668-9759