
O presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto, pretende transformar a Polônia em um centro de excelência da empresa na Europa. A fabricante brasileira de aviões já atua no país há mais de 25 anos e agora quer ampliar sua presença nas áreas de fabricação e produção final, reparo, conversões de aviões, pesquisa e desenvolvimento. Gomes Neto está em Varsóvia onde participa de vários encontros com parceiros atuais e potenciais novos parceiros com o objetivo de viabilizar o crescimento global da companhia.
Polônia: um país estratégico para a Embraer
Um dos projetos é na área de defesa, com a criação no país de uma linha de produção do KC-390 Millennium, avião militar multimissão que já conta com encomendas na Europa. A Embraer também pretende criar um ecossistema de pós-venda com manutenção e treinamento e ainda investir na conversão de aviões comerciais da família E190 em cargueiros. "Essas iniciativas em produção, manutenção e treinamento poderão deixar a economia da Polônia bem-posicionada para aproveitar oportunidades valiosas no cenário aeroespacial global, com possibilidades de geração de até US$ 3 bilhões para o país ao longo de 10 anos, com potencial criação de 5 mil empregos", ressaltou Gomes Neto, que considera a Polônia como o parceiro ideal para unir forças na construção de equipamentos militares.
Com sede em São José dos Campos, a Embraer é terceira maior fabricante de aviões do mundo e líder no mercado de jatos comerciais com até 150 passageiros, além de uma das principais empresas exportadoras do Brasil. Desde a sua fundação, em 1969, mais de 9 mil aviões já foram entregues ao redor do mundo. Atualmente a Embraer já conta com fábricas, escritórios e centros de serviço e distribuição de peças nas Américas, África, Ásia e Europa.
Fique por dentro de tudo o que acontece em Campos do Jordão e região no Portal NetCampos. Aproveite e entre agora no nosso Canal no WhatsApp ou no Grupo do WhatsApp exclusivo de avisos rápidos e receba as notícias em primeira mão. Não perca tempo, conecte-se já!.