
Inaugurada em 1942, a Praça da Bandeira sempre foi um importante ponto de encontro em Vila Abernéssia. Sua principal característica eram os canteiros repletos de buxinhos, que ao longo dos anos foram desaparecendo até sua quase total extinção em meados de 2012, conforme conta o historiador Edmundo Ferreira da Rocha.
A fonte luminosa também atraía moradores e turistas, mas com a diminuição do show de luzes e cores, aos poucos o local foi ficando deserto, exceto no Natal quando a decoração temática traz vida à praça. Tornar o local novamente como um espaço de vivência é um dos objetivos do projeto de revitalização elaborado pela Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural. As obras preveem novo paisagismo, implantação de acessibilidade, troca de bancos e da iluminação.
Técnica de proteção do solo é adotada na revitalização
Para recuperar os canteiros da Praça da Bandeira, a prefeitura optou aplicar a técnica Mulch, que em inglês significa cobertura morta. Muito comum em jardinagem, ela consiste em colocar folhas secas, substratos, palha, entre outros materiais que não sejam plantas vivas para cobrir e proteger o solo.
Fique por dentro de tudo o que acontece em Campos do Jordão e região no Portal NetCampos. Aproveite e entre agora no nosso Canal no WhatsApp ou no Grupo do WhatsApp exclusivo de avisos rápidos e receba as notícias em primeira mão. Não perca tempo, conecte-se já!.
Quando a terra fica exposta, as chances de ressecamento, erosão e até mesmo do surgimento de plantas daninhas aumentam significativamente. A técnica Mulch evita que isso aconteça, prevenindo a perda de nutrientes e também facilitando a manutenção.
Para o Secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Jardel Maciel, a ação faz parte de um conjunto de medidas para melhorar a infraestrutura urbana. “A Praça da Bandeira é um ponto de encontro importante para a nossa comunidade e um local muito visitado pelos turistas. Com essas melhorias, queremos que esse espaço se torne ainda mais acolhedor, seguro e atrativo a todos”.