
Julho chegou, hora de colocar as malas no carro e pôr o pé na estrada! Segundo o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), órgão ligado à Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP), 5,3 milhões de turistas devem passar as férias nas cidades turísticas do estado, injetando na economia paulista cerca de R$ 7,8 bilhões. “O turismo é um segmento sustentável que eleva os indicadores sociais e econômicos dos destinos turísticos, gerando desenvolvimento regional”, explica Roberto de Lucena, secretário da Setur-SP.
O volume de recursos esperado é 11% maior em comparação com julho de 2024, mas apesar do aumento, a expectativa de participação do turismo na economia do estado deve permanecer estável. No ano passado, o faturamento do setor correspondeu a 9,6% do PIB estadual. Este ano, deve atingir 9,7%. Segundo a Setur-SP, 49% dos turistas que viajam para São Paulo têm o lazer como principal motivação.
Principais destinos
Campos do Jordão, uma das estâncias de inverno mais charmosas do Brasil, é um dos destinos mais procurados nesta época do ano. Cerca de 1,5 milhão de visitantes deverão subir a Serra da Mantiqueira durante o mês de julho. A cidade vive sua alta temporada e está repleta de eventos, como o Festival Internacional de Música Clássica, que este ano completa 55 edições. Outro município bastante visitado é Olímpia, no interior do estado, que possui vários parques aquáticos e temáticos como o Vale dos Dinossauros e o Museu de Cera.
Fique por dentro de tudo o que acontece em Campos do Jordão e região no Portal NetCampos. Aproveite e entre agora no nosso Canal no WhatsApp ou no Grupo do WhatsApp exclusivo de avisos rápidos e receba as notícias em primeira mão. Não perca tempo, conecte-se já!.
Apesar de estarmos no inverno, existem turistas que preferem curtir a praia nas férias de julho, quando as cidades litorâneas estão em baixa temporada, sem filas ou congestionamentos nas estradas. Por isso, a Setur-SP também prevê movimento intenso nos municípios da Baixada Santista e do Litoral Norte.
E você, vai pra onde nestas férias?