
Uma verdadeira lenda do atletismo brasileiro. Assim foi João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, que acaba de entrar para o Livro de Heróis e Heroínas da Pátria. O reconhecimento ocorre 26 anos após a sua morte graças a uma lei sancionada pelo presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, durante cerimônia realizada em São Paulo. A honraria é concedida a personalidades que tiveram atuação relevante no desenvolvimento do país.
Uma história vitoriosa

Nascido em Pindamonhangaba em 28 de maio de 1954, João do Pulo se tornou um dos maiores atletas brasileiros, obtendo marcas jamais alcançadas. Sua história vitoriosa no esporte começou no campeonato Pan-americano do México, em 1975, quando ganhou a medalha de ouro no salto triplo ao atingir 17,89 metros, um feito tão impressionante que só foi superado quase dez anos depois.
João do Pulo também foi medalhista olímpico, conquistando o bronze nos jogos de Montreal, em 1976, e de Moscou, em 1980, mas após um grave acidente de carro, em 1981, foi obrigado a amputar a perna direita encerrando precocemente a sua carreira. O atleta faleceu em 29 de maio de 1999 vítima de broncopneumonia e hepatite causada por uma cirrose. "João do Pulo foi um gigante do atletismo e um exemplo de superação. Sua trajetória inspira gerações e seu nome merece estar eternizado entre os heróis do Brasil", afirmou Geraldo Alckmin.
Fique por dentro de tudo o que acontece em Campos do Jordão e região no Portal NetCampos. Aproveite e entre agora no nosso Canal no WhatsApp ou no Grupo do WhatsApp exclusivo de avisos rápidos e receba as notícias em primeira mão. Não perca tempo, conecte-se já!.
Pai de João do Pulo atuou no esporte de Campos do Jordão
Pindamonhangaba teve João do Pulo, mas o pai dele foi um jordanense de coração. Paulo de Oliveira, o popular Paulo Aço, dividia seu tempo entre o trabalho na Estrada de Ferro Campos do Jordão como motorneiro, e a Secretaria Municipal de Esportes, onde teve atuação importante para o desenvolvimento de várias modalidades, entre elas o basquete e o atletismo. Em 1998, durante sessão solene na Câmara Municipal, Paulo Aço recebeu o diploma de reconhecimento pelos seus serviços prestados ao esporte de Campos do Jordão.
