O Comitê das Bacias Hidrográficas da Serra da Mantiqueira (CBH-SM), responsável em definir anualmente como melhor investir os recursos provenientes do Fundo Estadual de Recursos Hídricos - FEHIDRO (cerca de R$ 1,5 milhão/ano), está elaborando o Plano de Bacias da região - que na prática é um Plano Diretor das Águas.
Para a concepção deste documento técnico, o CBH-SM selecionou a Cooperativa de Serviços e Pesquisas Tecnológicas e Industriais - CPTI que, entre as atividades do plano, estará promovendo, conjuntamente com o Comitê de Bacias, oficinas que permitirão a participação da sociedade na definição das prioridades em obras, serviços, estudos e investimentos para os próximos 20 anos.
Os eventos acontecem nos dias 9, 10 e 11 nos municípios de São Bento do Sapucaí, Santo Antônio do Pinhal e Campos do Jordão, respectivamente. A participação nas oficinas é livre, estando aberta à sociedade local e regional, além dos representantes do colegiado.
Fique por dentro de tudo o que acontece em Campos do Jordão e região no Portal NetCampos. Aproveite e entre agora no nosso Canal no WhatsApp ou no Grupo do WhatsApp exclusivo de avisos rápidos e receba as notícias em primeira mão. Não perca tempo, conecte-se já!.
Segundo o coordenador técnico do estudo pela CPTI, geólogo André Bonacin, esta é uma oportunidade única e um grande privilégio para a sociedade da Serra da Mantiqueira. "O CBH-SM será o único Comitê de Bacias do Estado de São Paulo que estará promovendo uma oficina para cada município integrante desta unidade de gerenciamento, possibilitando que a população possa participar da tomada de decisões. Além disso, o Plano, como um todo, é o mais importante documento de referência para a questão da água na região".
Para o Eng. Fabrício Cesar Gomes, Secretário Executivo do CBH-SM, "a participação da comunidade na elaboração deste importante documento é fundamental para legitimá-lo. "Nesses encontros de trabalho, o Comitê pretende saber quais são os anseios e necessidades dos moradores dos três municípios para traçar as metas, ações e investimentos que garantirão o direito à água de qualidade e em quantidade suficientes para os seus diversos usos."
Em seus 10 anos de existência, o CBH-SM já investiu cerca de R$ 10 milhões em estudos, projetos, obras e serviços, visando à preservação e recuperação das águas e ao planejamento do meio ambiente da região serrana.
Oficinas Participativas, a partir das 8 horas
Dia: 9/12 - São Bento do Sapucaí
Local: Salão Paroquial
Endereço: Rua XV de Novembro, s/nº - Centro
Dia: 10/12 - Santo Antônio do Pinhal
Local: Câmara Municipal
Endereço: Rua Deputado Franco Montoro, nº 23 - Centro
Dia: 11/12 - Campos do Jordão
Local: Centro de Educação Ambiental - Sala Verde
Endereço: Av. Frei Orestes Girardi, nº 1.109 - Abernéssia
Foto: Cristiano Tomaz