
Campos do Jordão sempre teve a natureza como principal atrativo, uma cidade privilegiada pelo clima e com paisagens de tirar o fôlego. Agora, a estância turística torna-se ainda mais exclusiva e incomparável ao receber a primeira Floresta Líquida do mundo. O projeto é inovador, une tecnologia e sustentabilidade em torno de um novo conceito de arborização no ambiente urbano.
A nova atração é formada por árvores tecnológicas que foram “plantadas” no Parque Capivari. São estruturas artificiais que reproduzem a função das árvores reais, principalmente na absorção de CO² (dióxido de carbono) e produção de oxigênio. O tronco é transparente onde microalgas imersas em uma solução líquida absorvem os gases causadores do efeito estufa liberando oxigênio na atmosfera.
A árvore tecnológica consegue ser até 40 vezes mais eficiente que as plantas ao realizar a filtragem do ar. Os galhos e folhas são equipados com placas de energia solar que garantem o funcionamento do biorreator ininterruptamente, inclusive à noite. Além de simular a fotossíntese, a Floresta Líquida também gera biomassa graças à multiplicação das microalgas, podendo ser utilizada como biocombustível ou fertilizante natural.
Fique por dentro de tudo o que acontece em Campos do Jordão e região no Portal NetCampos. Aproveite e entre agora no nosso Canal no WhatsApp ou no Grupo do WhatsApp exclusivo de avisos rápidos e receba as notícias em primeira mão. Não perca tempo, conecte-se já!.
Assim é a Floresta Líquida, um projeto inédito no mundo que une ciência e sustentabilidade. A nova atração de Campos do Jordão pode ser visitada no Parque Capivari.