
Após duas semanas de campanha de conscientização, a prefeitura de Campos do Jordão inicia nesta sexta-feira, 11 de abril, a fiscalização do trânsito utilizando as câmeras do COI, Centro de Operações Integradas. Trata-se de um reforço importante para o Departamento de Segurança Viária, DSV, que passa a contar a partir de agora com o apoio da tecnologia para coibir infrações, como por exemplo usar o celular ao dirigir, estacionar em local proibido, fazer conversões irregulares, entre outras.
A intenção da prefeitura é monitorar 20 pontos considerados estratégicos que foram definidos após uma análise técnica. Caneta e papel na mão para anotar os locais onde os olhos eletrônicos vão ficar atentos ao comportamento dos motoristas e efetivamente multar quem desrespeitar as leis de trânsito.
Locais de fiscalização por câmeras do COI

- Trevo da Vila Albertina
- Trevo da Vila Santa Cruz
- Caixa Econômica
- Cruzamento do Bradesco
- Oposto ao Gazebo
- Arca de Noé
- Final da Av. Brigadeiro Jordão
- Colégio Objetivo
- Oposto ao Supermercado Roma
- Rua Brigadeiro Jordão (atrás do COI)
- Escola SEA
- Santa Cruz (próximo à Escola Lucilla)
- Rotatória do Cavalo
- Ducha de Prata
- Hotel Estoril
- Escola Tancredo de Almeida Neves (atrás da Serra dos Pinhos)
- Cruzamento do Alto da Boa Vista x Campista
- PSF Recanto Feliz
- Trevo do Horto x Minalba
- Rotatória sentido bairro Zé Macaco
Os locais onde a fiscalização eletrônica do trânsito será feita foram definidos com base em dados técnicos. Os critérios para a escolha são o fluxo de veículos, a estrutura da via e o histórico de infrações. De acordo com a prefeitura, as multas só serão emitidas após análise manual por parte dos agentes do DSV.
Fique por dentro de tudo o que acontece em Campos do Jordão e região no Portal NetCampos. Aproveite e entre agora no nosso Canal no WhatsApp ou no Grupo do WhatsApp exclusivo de avisos rápidos e receba as notícias em primeira mão. Não perca tempo, conecte-se já!.
Segundo o Secretário de Segurança e Cidadania, Márcio Nogueira, a função da medida não é apenas punitiva. “Essa é uma etapa importante do COI, que vai permitir maior agilidade nas ações de trânsito e segurança. As câmeras, além de coibir infrações, também vão auxiliar em situações emergenciais, reforçando o papel estratégico da tecnologia”, disse.