Na semana final, o Festival tem obras de Haydn e o pianista Nelson Freire. Quarta dia 21 de julho haverá orquestra de 26 músicos, cenários, figurinos e cantores. Na quinta, apenas um piano, mas dedilhado por um dos maiores do mundo. Uma ópera rara e um recital do mineiro Nelson Freire ocupam o auditório Cláudio Santoro na semana final do 35º Festival de Inverno de Campos do Jordão. Compositor-tema do festival, o austríaco Joseph Haydn (1732-1809), mestre do classicismo vienense, entrou para a posteridade especialmente como autor de sinfonias e quartetos de cordas.
A instrumentação da Orquestra é constituída de cordas, dois oboés, fagote, duas trompas e tímpano; ela fica a cargo da Orquestra Internacional do Festival, integrada por 13 professores convidados, que tocarão lado a lado com 13 alunos, sob a regência do maestro Roberto Minczuk, diretor artístico do festival. No lugar do previamente anunciado Jorge Takla, o responsável pela direção cênica é Hugo Possolo, com grande experiência em comédia graças a seu sólido trabalho com a companhia dos Parlapatões, Patifes e Paspalhões. Os personagens são apenas cinco, interpretados pelos tenores Fernando Portari e Marcos Thadeu, pelas sopranos Rosana Lamosa e Edna d'Oliveira e pelo barítono Manuel Alvarez. A música tem pouco menos do que duas horas de duração, com a habitual sofisticação haydniana. Entre os registros fonográficos da obra, sobressai o feito em 1981 por Antal Dorati, com a participação de um brasileiro, o refinado tenor catarinense Aldo Baldin. O recital de quinta do pianista mineiro Nelson Freire também estava previsto para conter uma obra de Haydn no caso, a "Sonata nº 7", em ré maior. Mas o programa mudou, embora não em detrimento da dificuldade técnica. Afinal de contas, ele interpreta três grandes sonatas do século 19: "Les Adieux", de Beethoven; opus 2, de Brahms; e opus 35, de Chopin. Para encerrar a apresentação, Freire escolheu uma seleção de peças do visionário compositor russo Aleksandr Skriábin (1872-1915). São elas o "Estudo em dó sustenido menor opus 2 nº 1" e dois poemas, o de opus 32 nº 1, em fá sustenido maior, e o "Poema Trágico", opus 34.
Na ultima semana o Festival destaca Haydn e Nelson Freire
Na semana final, o Festival tem obras de Haydn e o pianista Nelson Freire. Quarta dia 21 de julho haverá orquestra de 26 músicos, cenários, figurinos e cantores. Na quinta, apenas um piano, mas dedilhado por um dos maiores do mundo. Uma ópera rara … Continua
Links Patrocinados
Eventos - 25 de julho de 2025
Festa da Cerejeira em flor: a celebração da primavera em pleno inverno
Férias de Inverno - 25 de julho de 2025
5 destinos para um “bate e volta” no último fim de semana de julho
Gerais - 24 de julho de 2025
Rodovia de Campos do Jordão ganha novos radares de velocidade
Cultura - 24 de julho de 2025
Homenagem a Benilson Toniolo pela Obra “Vida e Missão: 80 anos da Igreja Metodista em Campos do Jordão”
Turismo - 24 de julho de 2025
Observação de baleias no Litoral Norte: dicas para um turismo sustentável
Parque da Floresta Encantada
Para crianças de qualquer idade. Diversão garantida! Podem ser algumas horas, meio dia o...
Pedra do Baú
Algo de espetacular acontece na vida de quem visita a Pedra do Baú. Mesmo sem praticar q...
Palácio Boa Vista
Residência de inverno do Governador do Estado de São Paulo, além do mobiliário antigo, a...
Bosque do Silêncio
Com mais de 100 mil metros quadrados, o bosque oferece aos visitantes a oportunidade de...
Off Road – Aventura 4×4
Campos do Jordão reserva muitas belezas naturais, mas algumas delas encontram-se um pouc...