Mais uma vez a temperatura mínima registrada na madrugada desta 5a. feira (14/07), no Horto Florestal de Campos do Jordão chegou a zero grau. Segundo medição feita nos termômetros do parque, a temperatura foi de 0,2 grau. Nesta semana Campos do Jordão registrou as mais baixas temperaturas do ano, mas nenhuma foi negativa. O horto é um dos pontos mais frios da cidade por causa da vegetação. Na Plataforma de Coleta de Dados do CDTEC-INPE a temperatura foi de 3,2 graus.
A geada deve se repetir na 6a. feira (15). O fenômeno é a formação de uma camada de cristais de gelo na superfície por causa da queda brusca de temperatura. Para o fim de semana, as temperaturas devem permanecer baixas na Serra da Mantiqueira, entre 5 e 22 graus. Para o medidor de temperatura do horto, Olivardo José da Silva, o frio já não é mais novidade.
Funcionário público estadual, aos 63 anos de idade Silva repete praticamente todo dia a mesma rotina: acorda cedo para registrar a temperatura no termômetro do Departamento de Águas e Energia Elétrica pelo menos três vezes por dia. Olivardo que mora no local há 44 anos, mede as temperaturas há pelo menos 33 anos e só há pouco tempo conseguiu um ajudante.
"A temperatura mais baixa que peguei aqui foi cinco graus negativos, mas isso já faz muito tempo", conta. Entre as temperaturas atípicas ele lembra quando, há seis anos, registrou no horto 2 graus durante a tarde.
Simone Menocchi